Translate

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

O que é ecstasy?


3-4 metilenodioximetanfetamina, conhecida como “ecstasy”, é uma droga psicotrópica estimulante sintética, produzida em laboratórios clandestinos. Seu uso é bastante difundido nos Estados Unidos e na Europa e, nos últimos 5 anos o uso no Brasil vem crescendo de forma bastante acelerada, tornando-se uma das principais drogas consumidas pelas classes médias, médias-altas e altas.
O ecstasy é comercializado na forma de comprimidos ou cápsulas que custam entre 25 e 45 reais (janeiro de 2005). É corriqueiro o consumo de várias doses em uma só seção de abuso. Sua via de administração mais comum é a oral (ingerida), mas a droga também pode ser macerada e aspirada. Vale ressaltar que a facilidade na forma de consumo do ecstasy é ser um fator importante para sua popularização. Enquanto as outras drogas ilegais tradicionais (com exceção do LSD) exigem um lugar reservado e, por vezes, um kit para confecção e consumo, o ecstasy pode ser consumido com muita discrição em qualquer lugar e não exige nenhuma preparação. Além disso a forma de comprimidos o torna menos agressivo para um consumidor iniciante, que poderia ser avesso a outras formas de consumo de drogas tal como aspirar cocaína ou fumar maconha. O ecstasy tem um marketing próprio que vai desde o nome que remete a uma experiência prazerosa até a apresentação em comprimidos com relevos com apelos publicitários e denominações como a “droga do amor”.

Efeitos

Os efeitos da MDMA se fazem sentir aproximadamente 20 minutos após a ingestão do comprimido e permanecem por 4 a 8 horas e estão relacionados com o brutal aumento da liberação do neurotransmissor seretonina no cérebro, outras ações neurológicas complexas são observados durante o efeito do ecstasy no cérebro, porém este assunto foge do objetivo principal deste documento. Os efeitos no usuário são descritos na maioria das vezes como prazerosos e muito estimulantes, como são normalmente todos os anfetamínicos e adicionalmente excitantes no campo sexual. Parece que usuários recentes têm uma predisposição maior aos efeitos alucinógenos, principalmente alterações visuais e sonoros enquanto que usuários mais experientes relatam apenas os efeitos estimulantes. Também são apontados efeitos desagradáveis, quase sempre relatados como uma super estimulação; Os efeitos 24 horas após a ingestão são descritos como mais negativos, tanto física quanto psicologicamente, destacando-se uma extrema depressão e tristesa, chamada as vezes de segundas-feiras negras (black mondays), pois são comumente sentidas após dois dias do consumo da droga, que, pelos motivos expostos, costuma dar-se nos fins de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogger Wordpress Gadgets .showpageArea a { text-decoration:underline; } .showpageNum a { text-decoration:none; border: 1px solid #ccc; margin:0 3px; padding:3px; } .showpageNum a:hover { border: 1px solid #ccc; background-color:#ccc; } .showpagePoint { color:#333; text-decoration:none; border: 1px solid #ccc; background: #ccc; margin:0 3px; padding:3px; } .showpageOf { text-decoration:none; padding:3px; margin: 0 3px 0 0; } .showpage a { text-decoration:none; border: 1px solid #ccc; padding:3px; } .showpage a:hover { text-decoration:none; } .showpageNum a:link,.showpage a:link { text-decoration:none; color:#333; }